Faca sua Doação

A Casa Lar conta com sua doação de qualquer valor pelo Pagseguro , os recursos adquiridos serão destinados a compra de matériais permanentes, utensílios domésticos, melhorias nas casas entre outros. Nossas crianças e adolescentes agradecem.

segunda-feira, 28 de março de 2016



PROJETO APADRINHAMENTO AFETIVO CASA LAR LINS


APADRINHAMENTO AFETIVO

O que é o projeto de Apadrinhamento Afetivo

        O programa de Apadrinhamento Afetivo permitirá que crianças e adolescentes em situação de abrigo passem a ter outras referências de vida e de comunidade além da dos profissionais que com eles convivem; terão a oportunidade de se relacionar dentro de uma outra família e terão novos exemplos da participação familiar e de cidadania dentro da sociedade.
        Os Padrinhos e Madrinhas Afetivos que participarão deste Programa terão preparação e acompanhamento de profissionais para poderem da melhor forma possível participar efetivamente da vida desses jovens, com limites e com deveres. Por outro lado, estas crianças e adolescentes abrigados também terão uma preparação e um acompanhamento para estreitar os vínculos com esse alguém especial, para que haja para ambos os envolvidos a construção segura de vínculos e de um relacionamento afetivo e social consciente e saudável.
        Ao saber-se, através dos estudos e pesquisas, que crianças e adolescentes com referências claras e concretas tornam-se adultos conscientes e preparados para a vida, e, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - art. 19 e 92, par. I e II) que promulga que a situação ideal para a socialização das crianças e adolescentes é estar dentro de sua própria família, para crescer de modo saudável, garantindo o seu desenvolvimento afetivo, educacional e social, o Projeto Transformando a realidade - uma vida de cada vez, lança mão do Programa de Apadrinhamento Afetivo  que vem desenvolver medidas para que estes jovens abrigados tenham oportunidades e condições de terem outras referências familiares e sociais além das experiências já por eles vividas.
        Os resultados deste programa refletirão direta e indiretamente na sociedade, pois o vínculo sócio-afetivo proporcionará a essas crianças e adolescentes o fortalecimento e o desenvolvimento saudável através de relações afetivas, além da oportunidade de quebrarem o ciclo da exclusão e da “invisibilidade-social” possibilitando a conscientização e a construção de uma base mais sólida de cidadania.

O que é ser padrinho ou madrinha

O Padrinho ou Madrinha é alguém que queira auxiliar e acompanhar a vida de uma criança ou adolescente em situação de acolhimento institucional que tem possibilidade remota de inserção em uma família substituta (adoção).*

* Este projeto não implica em nenhum vínculo jurídico.

Como funciona

Cada padrinho ou madrinha terá liberdade de escolher lugares para passear, ocasiões e demais atividades para realizar com o afilhado, participando efetivamente da vida da criança ou adolescente.

Todos os envolvidos participarão de Oficinas de Esclarecimento e receberão acompanhamento de uma equipe técnica, para poder construir e estreitar os laços afetivos de forma consciente e saudável.

Critérios para o Apadrinhamento Afetivo


 Ter disponibilidade de tempo para participar efetivamente da vida do(a) afilhado(a) (visitas ao abrigo, a escola, passeios, etc.);


 Ter mais de 21 anos (respeitando a diferença de ser 16 anos mais velho do que a criança ou adolescente);

 Participar das oficinas e reuniões com a equipe técnica do projeto;

 Contar com mais uma pessoa da família que também possa participar das Oficinas de Esclarecimentos; 

 Apresentar toda a documentação exigida;

 Consentir visitas técnica na sua residência;

 Respeitar as regras e normas colocadas pelos responsáveis do projeto e dos abrigos.

*Maiores informações pelo telefone:(14) 3523-7255

Fonte:http://www.projetorecriar.org.br/site/apadrinhamento_afetivo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário